COVID-19 Recomendações da ANFQ e APFQ

NOVO CORONAVIRUS (COVID 19)

RECOMENDAÇÕES

ANFQ /APFQ

O novo coronavírus foi identificado, pela primeira vez, em Dezembro de 2019, na China. Desde então, novos casos têm vindo a ser identificados por todo o mundo e prevê-se que, em Portugal, mais casos surjam nos próximos dias/semanas.

Até ao momento, não existem dados disponíveis relativamente à infecção pelo COVID-19 em doentes com Fibrose Quística (FQ). A ANFQ e APFQ mantêm-se em contacto com as organizações europeias, nomeadamente a CF Europe, na tentativa de reunir informações, à medida que estas forem surgindo.

Pessoas com Fibrose Quística, incluindo as crianças, poderão apresentar um risco acrescido de doença grave em caso de infecção pelo novo coronavírus, principalmente se existirem já algumas lesões pulmonares prévias. Contudo, todas as pessoas com FQ são indivíduos únicos com características únicas, pelo que qualquer dúvida deverá sempre ser colocada directamente ao médico assistente do Centro de Referência responsável pelo seguimento.

Recomendações gerais:

– Manutenção de toda a terapêutica normal previamente instituída.

– Se tiver dúvidas ou preocupações sobre a oportunidade da próxima consulta, ou  vive em área afetada pelo COVID-19, deverá entrar em contacto com o seu Centro de Referência.

– Lavagem frequente das mãos durante, pelo menos, 20 segundos com água e sabão. Desinfecção das mãos com gel alcoólico na impossibilidade de lavar as mãos, principalmente depois de estar em locais públicos ou em contacto com superfícies potencialmente contaminadas.

– Evitar tocar em superfícies públicas muito manuseadas (corrimões, maçanetas de portas, etc).

– Evitar tocar com as mãos na face (olhos, boca, nariz).

– Tossir e espirrar para o cotovelo ou para um lenço descartável, que deve ser logo colocado no lixo.

– Não existe evidência de que o uso de máscara proteja o indivíduo de infecção. Contudo, o uso de máscara parece diminuir a transmissão do vírus se usada pela pessoa infectada que apresente sintomas (tosse e espirros).

– Permanecer no domicílio sempre que possível, evitando saídas desnecessárias e contactos sociais evitáveis, principalmente em locais muito frequentados.

– Recorrer a serviços de saúde apenas se estritamente necessário.

– Evitar o contacto com pessoas que apresentem sintomas gripais ou respiratórios.

– Evitar viagens internacionais desnecessárias.

– Evite o alarme social.

– Se pensa que pode ter a doença, se apresentar sintomas ou se tiver contactado com um caso confirmado, deverá ligar para a Saúde 24 (808 24 24 24) antes de se dirigir a um serviço de saúde. Siga as indicações que lhe forem dadas.

Estas recomendações são dinâmicas, pelo que deverá procurar informações junto de entidades credíveis, nomeadamente da DGS, através do site específico para o efeito: www.dgs.pt/corona-virus .

 

Recomendações actualizadas a 12/3/2020

Sem comentários

Publicar um comentário