Kalydeco e Orkambi (finalmente) aprovados em Portugal!

O Infarmed anunciou esta semana que foram concluídas as negociações e garantido um acordo definitivo com a Vertex Pharmaceuticals para disponibilizar os medicamentos Kalydeco e Orkambi 12+ em Portugal. Estes medicamentos estavam em avaliação no Infarmed desde 2016.

Os relatórios de avaliação estão disponíveis em: www.infarmed.pt/web/infarmed/relatorios-de-avaliacao-de-financiamento-publico

Significa que a partir deste momento todos os pacientes elegíveis terão acesso gratuito a estes medicamentos.

São elegíveis para Orkambi pessoas com Fibrose Quística com duas mutações F508del com idade igual ou superior a 12 anos. Para mais informações sobre os dois medicamentos, os pacientes deverão contactar o seu médico no respetivo Centro de Referência.

Estão ainda em avaliação no Infarmed os medicamentos Orkambi 2-11, Symkevi 12+ e a mais recente combinação tripla Kaftrio 12+, aprovada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA), no final de Agosto de 2020. Este medicamento foi aprovado em tempo record por esta entidade, não só por se demonstrar mais eficaz no tratamento de pacientes com duas mutações F508del, com menos efeitos secundários, mas também por ter uma abrangência superior aos anteriores, estando pela primeira vez elegíveis pacientes com uma mutação F508del e uma mutação de função mínima.

As associações ANFQ e APFQ têm sensibilizado todas as partes envolvidas sobre a urgência do acesso à terapia tripla Kaftrio, tendo lançado no final de Novembro o Apelo Público para o Acesso imediato às terapias inovadoras para pessoas com fibrose Quística em Portugal e entregue em Janeiro na Assembleia da República a Petição pelo Acesso Imediato à Terapia Inovadora Kaftrio em Portugal que ultrapassou as 18.000 assinaturas.

Para acompanhar todas as ações relacionadas com o acesso ao Kaftrio, pff siga as páginas das associações www.anfq.pt, www.apfq.pt, o site www.fibrosequistica.pt e o Instagram @fqportugal

 

 

Sem comentários

Publicar um comentário