Nos últimos anos com o aumento considerável da esperança média de vida, o número de doentes que atingem a idade adulta aumentou significativamente. Centros de Fibrose Quística de Adultos têm sido organizados para dar resposta a este grupo de doentes. A maior longevidade resulta num maior número de complicações e problemas relacionados com a idade e a própria doença.
Com a evolução da doença as infecções pulmonares exigem tratamentos mais intensivos e as complicações pulmonares como as hemoptises e os pneumotóraces são mais comuns. Surgem também nesta altura os problemas relacionados com a fertilidade e a contracepção mas também com a carreira profissional e a vida social.
É normal que se levantem questões próprias desta idade:
Posso beber álcool?
O alcool não ajuda à função respiratória. Desidrata e como tal causa mais dificuldades na respiração. O álcool prejudica também o fígado e interfere com os medicamentos.
Posso ter filhos?
Cerca de 98% dos homens com FQ não são férteis. As mulheres com FQ. têm mais dificuldade em engravidar pois o muco vaginal é muito espesso dificultando a mobilidade dos espermatozóides.
No entanto, a hipótese de engravidar deverá ser sempre primeiro discutida com o médico do Centro Especializado.
Quando e como dizer a alguém que tenho FQ?
Não há regras. Para alguns é um segredo que querem que seja respeitado, outros preferem dizer aos amigos o mais rápido possível .A partilha com os amigos mais chegados pode ajudar a não ter que estar sempre a justifica a razão da tosse ou dos medicamentos.
Quando é que devo dizer ao meu namorado ou namorada?
A decisão cabe a cada um. Pode não sentir-se confortável em dizer logo no inicio mas há medida que a relação se vai tornando mais séria, surgirá oportunidades para partilhar a situação.
Será que estou a desenvolver-me mais lentamente que os meus amigos?
Quando é que vou ter a primeira menstruação? Parece que não estou a desenvolver-me tão rápido como as minhas amigas?
Cada pessoa tem o seu próprio ritmo de crescimento. Olha à volta e vê os teus amigos dentro da mesma idade e sem FQ, que também ainda não se começaram a desenvolver. É normal as raparigas só começarem a desenvolver-se entre os 15-17 e nos rapazes por vezes é mais tarde.
Como é que a FQ vai afectar a minha sexualidade?
A FQ não afecta a sexualidade. Quando chegar o momento não há razão para que não possa existir vida sexual.
A FQ pode no entanto afectar a fertilidade em alguns aspectos:
Devem-se ter sempre os devidos cuidados durante uma relação sexual.
E os contraceptivos?