A 38ª Conferência de Fibrose Quística – uma visão geral pelas Doutoras Luisa Pereira e Celeste Barreto

 

A Conferência Europeia de Fibrose Quística decorreu entre os dias 10 e 13 de junho deste ano em Bruxelas. Participaram mais de 2000 pessoas.

Neste evento muito importante para todos os doentes com fibrose quística e famílias e também para os profissionais de saúde dedicados ao seguimento de pessoas com esta doença foram apresentados e discutidos vários temas de grande interesse, incluindo o controlo das infeções, nutrição, problemas gastrointestinais e diabetes e foi dado grande ênfase à investigação clínica recente e em curso com particular destaque para as novas terapêuticas individualizadas por mutações e orientadas para a correção do defeito celular básico.

Outros aspectos que mereceram grande atenção foram as questões relacionadas com a adesão à terapêutica, tantas vezes difícil, assim como problemas psicológicos e sociais. Houve grande oportunidadede discussão e aprendizagem e todos os profissionais deixaram a Conferência com mais conhecimentos, ideias e energia para tratar os seus doentes.

Drª. Luísa Pereira
Drª. Celeste Barreto


38th ECFS Conference: A perspetiva do Dietista

 

38th European Cystic Fibrosis Society Conference decorreu em Bruxelas de 10 a 13 de junho. Esta conferência reúne todos os profissionais de saúde que trabalham em Fibrose Quística. A multidisciplinaridade e multiculturalidade permitem umaa partilha de conhecimentos e de práticas muito enriquecedora.

Durante toda a conferência decorreram sessões, reuniões e cursos inteiramente dedicados à nutrição que permitiram actualizar e aprofundar os conhecimentos científicos.

Além disso tivemos ainda a oportunidade de apresentar um trabalho realizado na consulta de Pediatria do Hospital de Santa Maria, este trabalho intitulado de “Nutritional intervention in cystic fibrosis paediatric patients leads to improvement of nutritional status – Preliminary results of a prospective study” teve como objectivo mostrar a toda a comunidade cientifica os resultados de uma abordagem nutricional sistemática integrada na abordagem clínica e decorreu de 2012 a 2014.

Em suma, a participação em conferências internacionais desta dimensão é sem dúvida uma mais-valia pessoal e profissional que permite, não só adquirir e aprofundar os conhecimentos científicos, mas também mostrar os trabalhos científicos realizados por toda a equipa.

Drª. Inês Asseisseira
Drª. Sandra Banha

11138514_922845901092633_249046656714796465_n